Fontes Documentais de Acervos Escolares e o Ensino de História do Distrito Federal

Relato sobre o Centro de Memória(s) do Elefante Branco

Autores

  • Cristiane de Assis Portela Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55148

Resumo

Neste artigo apresento reflexões sobre a experiência de constituição de um centro de memórias em uma escola pública do Distrito Federal- DF, o Centro de Ensino Médio Elefante Branco- CEMEB. Em um primeiro momento o texto descreve o processo de concepção e constituição do Centro de Memória(s) do Elefante Branco desde setembro de 2019, analisando as escolhas e os procedimentos para a identificação e classificação do conjunto documental. Em seguida busco problematizar as potencialidades do uso de fontes documentais de acervos escolares para os debates sobre identidade, pertencimento, memória, história local e patrimônio do Distrito Federal. Ao final, são sugeridas algumas possibilidades de uso deste tipo de fonte, exemplificando a partir de três documentos identificados no acervo.

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Publicado

24-06-2020

Como Citar

de Assis Portela, C. (2020). Fontes Documentais de Acervos Escolares e o Ensino de História do Distrito Federal: Relato sobre o Centro de Memória(s) do Elefante Branco. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(1), 6–39. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55148

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória