Formação Compartilhada: relato de experiências sobre o Estágio Supervisionado em História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Autores

  • Christian Alves Martins
  • Gabriel Marques Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46221

Resumo

O artigo 82 da Lei Federal nº 9.394/96 e o Decreto Nacional nº 87.497
estabelecem os pilares que dão sentido à prática obrigatória do estágio
supervisionado no ensino superior. Entretanto, a aplicabilidade das leis
gera singularidades ao contato com os espectros de subjetividades do meio
concreto. Dessa forma, a prática, a construção das atividades e as formas
de abordagem do estágio supervisionado dependem de cada docente
orientador, supervisor e discentes. Considerando essas variáveis, este
relato de experiência tem como objetivo apresentar a última etapa de uma
proposta metodológica válida, desenvolvida no Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Uberlândia (CAp - UFU), em turmas do 5º ano do
ensino fundamental, com o intuito de refletir sobre as possibilidades de um
estágio baseado no princípio de formação compartilhada envolvendo
docentes, discentes e uma "vizinha" da escola, natural da Guiné-Bissau,
Ãfrica.

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Biografia do Autor

Christian Alves Martins

Colegio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp

Gabriel Marques Fernandes

Graduando em História na Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

08-12-2018

Como Citar

Alves Martins, C., & Fernandes, G. M. (2018). Formação Compartilhada: relato de experiências sobre o Estágio Supervisionado em História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46221

Edição

Seção

Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"