O estágio supervisionado em comunidades etnoeducacionais indígenas e quilombolas: um ensaio sobre a questão curricular nos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46220Resumo
Este artigo tem por objetivo tecer balizas acerca da construção normativa
curricular em torno da questão afroindígena e seus impactos, desafios e
exigências para a formação do professor do Ensino Básico em comunidades
etnoeducacionais e quilombolas. Pretende-se problematizar os papeis do
estágio supervisionado neste processo de formação docente junto à s
políticas públicas de inclusão e de combate ao racismo estrutural presente
dentro e fora do espaço escolar. Como fontes investigativas foram
consultadas as legislações referentes às políticas educacionais e à reforma
curricular pós-ditadura militar, tais como: a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (Lei 9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,
1998), as leis identitárias (10.639/2003 e sua reformulação 11.645/2008), as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana (2004), dentre outros textos normativos.