Ensino de História, educação profissional e as imagens no tempo: uma virada hermenêutica e afetiva

Autores

  • Alexandre de Cássio Vilarinho Filho
  • Gilmar Alexandre da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46162

Resumo

O presente artigo procura discutir alguns aspectos pertinentes ao ensino
de história exercido no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
Neste sentido, procuramos articular uma crítica histórica ancorada na
utilização das imagens em sala de aula aliada a uma perspectiva analítica
acerca do tempo. Assim, buscamos aferir as percepções discentes no que
diz respeito tanto à aprendizagem da disciplina história quanto ao papel
desempenhado pelos afetos nestes processos. Desta maneira, propomos
uma leitura do processo ensino/aprendizagem, em termos históricos e
interpretativos, que vai na contramão ao proposto pela Lei 13.415/2017
(Reforma do Ensino Médio) enquanto uma possibilidade didática própria
do campo histórico.

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Biografia do Autor

Alexandre de Cássio Vilarinho Filho

Graduando em Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Gilmar Alexandre da Silva

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

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Publicado

08-12-2018

Como Citar

Filho, A. de C. V., & Silva, G. A. da. (2018). Ensino de História, educação profissional e as imagens no tempo: uma virada hermenêutica e afetiva. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46162

Edição

Seção

Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"