Ensino de História, educação profissional e as imagens no tempo: uma virada hermenêutica e afetiva
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46162Resumo
O presente artigo procura discutir alguns aspectos pertinentes ao ensino
de história exercido no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
Neste sentido, procuramos articular uma crítica histórica ancorada na
utilização das imagens em sala de aula aliada a uma perspectiva analítica
acerca do tempo. Assim, buscamos aferir as percepções discentes no que
diz respeito tanto à aprendizagem da disciplina história quanto ao papel
desempenhado pelos afetos nestes processos. Desta maneira, propomos
uma leitura do processo ensino/aprendizagem, em termos históricos e
interpretativos, que vai na contramão ao proposto pela Lei 13.415/2017
(Reforma do Ensino Médio) enquanto uma possibilidade didática própria
do campo histórico.
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Publicado
08-12-2018
Edição
Seção
Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"
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Ensino de História, educação profissional e as imagens no tempo: uma virada hermenêutica e afetiva. (2018). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.46162