Leituras sobre a Ãfrica Contemporânea:representações e abordagens do continente africanonos livros didáticos de História

Autores

  • Anderson OLIVA Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.4545

Resumo

O tratamento concedido a história da ÃfricaContemporânea nos livros didáticos de 5ª a 8ª série é oobjeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e asquestões levantadas articulam-se em torno de umareflexão central: o quanto os textos, imagens einterpretações apresentadas pelos livros escolaresdivergem ou convergem em relação ao chamadoimaginário brasileiro construído sobre a Ãfrica e osafricanos. Observamos a existência de uma análisesuperficial das trajetórias recentes dos países e sociedadesafricanas e uma repetição das representações eestereótipos divulgados sobre o continente.

Downloads

Publicado

11-03-2010

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória

Como Citar

Leituras sobre a África Contemporânea:representações e abordagens do continente africanonos livros didáticos de História. (2010). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(40). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.4545