Leituras sobre a Ãfrica Contemporânea:representações e abordagens do continente africanonos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.4545Resumo
O tratamento concedido a história da ÃfricaContemporânea nos livros didáticos de 5ª a 8ª série é oobjeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e asquestões levantadas articulam-se em torno de umareflexão central: o quanto os textos, imagens einterpretações apresentadas pelos livros escolaresdivergem ou convergem em relação ao chamadoimaginário brasileiro construído sobre a Ãfrica e osafricanos. Observamos a existência de uma análisesuperficial das trajetórias recentes dos países e sociedadesafricanas e uma repetição das representações eestereótipos divulgados sobre o continente.Downloads
Publicado
11-03-2010
Edição
Seção
Arquivo, Documento e Memória
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Como Citar
Leituras sobre a Ãfrica Contemporânea:representações e abordagens do continente africanonos livros didáticos de História. (2010). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(40). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.4545