Elementos retóricos no discurso da Hécuba senequiana e a caracterização da personagem

Autores

  • Zélia de Almeida Cardoso Professora Titular de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP (inativa). Professora Sênior da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n2.2018.44584

Resumo

Em uma peça teatral, a caracterização de um personagem geralmente é feita pela forma como ele se apresenta, por suas ações, suas falas e pelo que os outros personagens dizem sobre ele no decorrer da representação. Esses três elementos delineiam os principais traços de caráter do personagem em questão. Na tragédia As troianas, de Sêneca, entretanto, a caracterização de Hécuba, a rainha de Troia, é determinada pela estrutura retórica de seu discurso: pela escolha das palavras, pela organização sintática e pelo tom de suas frases, pelo uso de recursos estilísticos e até mesmo pelo cuidado com fonemas e ritmo. Todos esses elementos contribuem para evidenciar os dois principais traços que a caracterizam: a majestade de Hécuba e seu profundo sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Cardoso, Z. de A. (2018). Elementos retóricos no discurso da Hécuba senequiana e a caracterização da personagem. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n2.2018.44584

Edição

Seção

Dossiê: A instituição retórica e a sua longa duração