O signo da ausência no jogo de alteridades do filme Hoje, de Tata Amaral

Autores

  • Vinícius Alexandre Rocha Piassi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40846

Palavras-chave:

Luto, Memória, Intersubjetividade

Resumo

O enredo do filme "Hoje", da cineasta paulistana Tata Amaral, narra o drama de uma mulher diante da perda de seu companheiro, morto pelo aparato repressivo da ditadura militar brasileira de 1964 a 1985 e considerado oficialmente como desaparecido político. Apesar de sua ausência, a memória da protagonista torna-o presente na narrativa e a obriga a ressignificar a dor de sua perda e atualizar sua condição de ser-no-mundo. A partir da encenação das personagens, discutimos aspectos referentes aos gêneros em jogo na relação entre ambas, bem como a temporalidade do luto e da memória construída no filme, conjecturando sobre o quanto a memória pode ser sexuada e analisando a dimensão de gênero que constitui a subjetividade.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

Piassi, V. A. R. (2017). O signo da ausência no jogo de alteridades do filme Hoje, de Tata Amaral. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 30(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40846

Edição

Seção

Dossiê