O signo da ausência no jogo de alteridades do filme Hoje, de Tata Amaral
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40846Palavras-chave:
Luto, Memória, IntersubjetividadeResumo
O enredo do filme "Hoje", da cineasta paulistana Tata Amaral, narra o drama de uma mulher diante da perda de seu companheiro, morto pelo aparato repressivo da ditadura militar brasileira de 1964 a 1985 e considerado oficialmente como desaparecido político. Apesar de sua ausência, a memória da protagonista torna-o presente na narrativa e a obriga a ressignificar a dor de sua perda e atualizar sua condição de ser-no-mundo. A partir da encenação das personagens, discutimos aspectos referentes aos gêneros em jogo na relação entre ambas, bem como a temporalidade do luto e da memória construída no filme, conjecturando sobre o quanto a memória pode ser sexuada e analisando a dimensão de gênero que constitui a subjetividade.Downloads
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Publicado
28-12-2017
Como Citar
Piassi, V. A. R. (2017). O signo da ausência no jogo de alteridades do filme Hoje, de Tata Amaral. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 30(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40846
Edição
Seção
Dossiê