Masculinidades plurais e representações do feminino: arquitetura moderna e design em El hombre de al lado (2009)
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40825Palavras-chave:
Masculinidades, Cinema, Le Corbusier.Resumo
No longa-metragem argentino El Hombre de al Lado (2009) Leonardo, um designer, e Victor, seu vizinho, são antagonizados a partir da abertura de uma janela. A parede, rasgada pela necessidade de luz, é de Victor, e permite que este observe de perto o interior da Casa Curutchet, obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e morada de Leonardo. Os embates desenvolvidos a partir dessa tensão inicial permitem o entendimento de confrontos de natureza política, social e cultural que se materializam também a partir da linguagem arquitetônica. Dessa forma, o presente trabalho tem como intuito problematizar de que maneira arquitetura, design e cultura material se relacionam, na película, a uma primazia do poder masculino e evidenciam relações de gênero - com raízes históricas no campo da arquitetura e do design-, ao mesmo tempo em que constrói e expressa diversos perfis de masculinidade.Downloads
Publicado
27-12-2017
Edição
Seção
Dossiê
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Masculinidades plurais e representações do feminino: arquitetura moderna e design em El hombre de al lado (2009). (2017). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 30(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40825