Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40823Palavras-chave:
Revisionismo, Cinema, Disney, Contos de fadas, Representação da mulher.Resumo
O artigo propõe a identificação de estratégias revisionistas audiovisuais feministas na obra cinematográfica Malévola (Maleficent, Robert Stromberg, 2014), revisitação de A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, Clyde Geronimi, 1959), ambas produzidas pela Walt Disney Pictures. Observamos as possíveis maneiras que um filme pode revisitar outro(s) para dar voz a representações da mulher até então adormecidas ou silenciadas. Nossas principais referências sobre revisionismo contemporâneo de contos de fadas são Elizabeth Harries e Maria Cristina Martins. Sobre representação da mulher no cinema clássico, nos baseamos principalmente em Laura Mulvey e Linda Williams.Downloads
Publicado
27-12-2017
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Como Citar
Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema. (2017). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 30(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40823