Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema

Autores

  • Flávia Cezarino Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Amanda Rosasco Mazzini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40823

Palavras-chave:

Revisionismo, Cinema, Disney, Contos de fadas, Representação da mulher.

Resumo

O artigo propõe a identificação de estratégias revisionistas audiovisuais feministas na obra cinematográfica Malévola (Maleficent, Robert Stromberg, 2014), revisitação de A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, Clyde Geronimi, 1959), ambas produzidas pela Walt Disney Pictures. Observamos as possíveis maneiras que um filme pode revisitar outro(s) para dar voz a representações da mulher até então adormecidas ou silenciadas. Nossas principais referências sobre revisionismo contemporâneo de contos de fadas são Elizabeth Harries e Maria Cristina Martins. Sobre representação da mulher no cinema clássico, nos baseamos principalmente em Laura Mulvey e Linda Williams.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

Costa, F. C., & Mazzini, A. R. (2017). Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 30(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n1.2017.40823

Edição

Seção

Dossiê