Formado em História. E agora? Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil

Autores

  • Paula Ricelle Oliveira
  • André Ricardo Barbosa Duarte

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38963

Palavras-chave:

Historiador, Regulamentação da profissão, Mercado

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ofício do historiador (a), tendo em vista as demandas e atuação desse profissional no mercado de trabalho. Também será abordada e discutida a trajetória e memória do Projeto de Lei nº 4.699/2012, tramitado nas instâncias legislativas, que tem o objetivo de reconhecer e regulamentar o trabalho do (a) historiador (a), logo os espaços de atuação. Em vista disso, observa-se que o ofício do historiador (a) vai além da carreira docente, e que há espaços no mercado que permitem a esses profissionais exercerem suas funções e ampliar o leque de sua atuação.

Biografia do Autor

  • Paula Ricelle Oliveira
    Paula Ricelle Oliveira. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / POSLING-CEFET/MG (2015). Licenciada e Bacharel em História / PUC / MG (2009). Participante do Grupo de Pesquisas em Materiais e Recursos Didáticos do CEFET/MG. Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Atua nos seguintes temas: livro didático, processo de escolha do livro didático, discurso docente, Sistema da Avaliatividade e cultura. historiadoresprofissionais@gmail.com.
  • André Ricardo Barbosa Duarte
    André Ricardo Barbosa Duarte. Mestre em Educação / UEMG. Graduado em História (Bacharelado / Licenciatura) pela PUC/MG (2002). Pós-graduado (especialização) em Políticas Públicas /UFMG (2004). Pós-graduado (especialização) em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como professor de educação básica na rede municipal de Contagem/MG. historiadoresprofissionais@gmail.com.

Downloads

Publicado

04-07-2017

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Formado em História. E agora? Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil. (2017). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38963