"Maloqueiro e sofredor": memórias, identidades e oralidades de uma torcida de futebol

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos
  • Alex Lopes Granja

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38961

Palavras-chave:

Memória, Identidade, História Oral, Futebol

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como os torcedores buscam guardar em suas memórias acontecimentos que reforcem os elementos identitários do grupo a que pertencem. A ideia desta pesquisa foi a de tratar, não apenas de criar fontes por meio de entrevistas, mas a de usar o próprio canto da torcida como fonte oral que carrega consigo aspectos da identidade do grupo. Trabalhamos com os conceitos de identidade e memória e com a metodologia da história oral, comparando a letra de um cântico com as entrevistas, que versam sobre as percepções sobre a identidade do clube e sobre suas memórias, tanto individuais quanto as compartilhadas com os demais torcedores.

Biografia do Autor

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos
    1João Manuel Casquinha Malaia Santos. Graduado em História/USP. Doutor em História Econômica/USP. Pós-Doutor em História Comparada/UFRJ. Universidade de São Paulo Professor vinculado ao Ludens- Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas. jmalaia@gmail.com.
  • Alex Lopes Granja
    Alex Lopes Granja. Universidade Nove de Julho-SP. Graduado em Educação Física pela Uninove-SP. Mestrado em Gestão do Esporte pela Uninove-SP. lopeslelo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

04-07-2017

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

"Maloqueiro e sofredor": memórias, identidades e oralidades de uma torcida de futebol. (2017). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38961