Patrimônio, memória e cultura: a educação patrimonial como instrumento de valorização do patrimônio industrial

Autores

  • Ronaldo André Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38753

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Memória, Educação patrimonial, Patrimônio industrial,

Resumo

O trabalho apresenta uma experiência compartilhada em educação patrimonial com sinergia de ações entre empresa, Estado e sociedade como oportunidade para o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural. Uma diversidade patrimonial que se constitui de exemplares dedicados ao patrimônio industrial e que exige uma visão diferenciada e ampliada do conceito tradicional de patrimônio e de cultura. A articulação define-se como oportunidade para um projeto junto à parcela jovem da população da cidade de João Monlevade, interior de Minas Gerais (Brasil). Assim, os adolescentes vivem uma experiência quanto à identificação de elementos simbólicos cuja origem, em muitos casos, remete à principal empresa do município. Com isso, o resgate da relação patrimôniosociedade- empresa se transforma em um conjunto de ações de educação patrimonial - o álbum de figurinhas, os itinerários patrimoniais e culturais, os postais e a história oral - que determina ao grupo de estudantes a (re)construção de uma identidade e a consciência patrimonial. Tem-se, dessa maneira, uma integração entre a história e a memória da cidade, a empresa e a sociedade. A educação patrimonial permite a identificação de elementos que determinam mudanças quanto à percepção individual e coletiva do patrimônio cultural da cidade, da vida pessoal e em comunidade, além de proporcionar a valorização de um processo de "escavação" dos "restos" da memória da cidade e de seu diversificado patrimônio.

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Biografia do Autor

Ronaldo André Rodrigues

Ronaldo André. Doutor em História e Património (Universidade do Minho/Portugal); Máster em Conservación y Restauración del Patrimonio Arquitectónico y Urbano (ETSAM/UPM/España). Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG/Brasil). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/Brasil). Membro do TICCIH, TICCIHBrasil, ICOMOS-Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e Associação Portuguesa para o Patrimônio Industrial (APPI). ronaldoandre@gmail.com

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Publicado

04-07-2017

Como Citar

Rodrigues, R. A. (2017). Patrimônio, memória e cultura: a educação patrimonial como instrumento de valorização do patrimônio industrial. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38753

Edição

Seção

Dossiê