Patrimônio, memória e cultura: a educação patrimonial como instrumento de valorização do patrimônio industrial
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38753Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Memória, Educação patrimonial, Patrimônio industrial,Resumo
O trabalho apresenta uma experiência compartilhada em educação patrimonial com sinergia de ações entre empresa, Estado e sociedade como oportunidade para o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural. Uma diversidade patrimonial que se constitui de exemplares dedicados ao patrimônio industrial e que exige uma visão diferenciada e ampliada do conceito tradicional de patrimônio e de cultura. A articulação define-se como oportunidade para um projeto junto à parcela jovem da população da cidade de João Monlevade, interior de Minas Gerais (Brasil). Assim, os adolescentes vivem uma experiência quanto à identificação de elementos simbólicos cuja origem, em muitos casos, remete à principal empresa do município. Com isso, o resgate da relação patrimôniosociedade- empresa se transforma em um conjunto de ações de educação patrimonial - o álbum de figurinhas, os itinerários patrimoniais e culturais, os postais e a história oral - que determina ao grupo de estudantes a (re)construção de uma identidade e a consciência patrimonial. Tem-se, dessa maneira, uma integração entre a história e a memória da cidade, a empresa e a sociedade. A educação patrimonial permite a identificação de elementos que determinam mudanças quanto à percepção individual e coletiva do patrimônio cultural da cidade, da vida pessoal e em comunidade, além de proporcionar a valorização de um processo de "escavação" dos "restos" da memória da cidade e de seu diversificado patrimônio.Downloads
Publicado
04-07-2017
Edição
Seção
Dossiê
Licença
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Patrimônio, memória e cultura: a educação patrimonial como instrumento de valorização do patrimônio industrial. (2017). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i2.38753