O que os acervos da FURG conservam sobre a gênese da formação docente no ensino superior do Rio Grande?

Autores

  • Josiane Alves da Silveira Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora de História na rede estadual do RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v27i1.28617

Palavras-chave:

Fontes históricas. História Cultural. História da Educação.

Resumo

O artigo relata, principalmente, os bastidores da pesquisa realizada nos acervos documentais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Busca averiguar, com base nos acervos do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (NUME) e do Arquivo Geral da FURG, quais vestígios foram conservados sobre a história da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960-1969). Essa instituição marcou a gênese da formação docente no ensino superior do Rio Grande/RS, porém sua história parece se apagar da memória rio-grandina, juntamente com os documentos. Como embasamento teórico-metodológico, apresenta a corrente historiográfica da História Cultural que prioriza a multiplicidade de documentos históricos. Por tudo, enfatiza a necessidade de se ampliar o campo epistemológico do objeto de pesquisa, buscando respaldo nas mais variadas fontes que se tiver acesso, na tentativa de ampliar as possibilidades de interpretação.

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Biografia do Autor

Josiane Alves da Silveira, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora de História na rede estadual do RS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora de História na rede estadual do RS

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Publicado

20-06-2015

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2015). O que os acervos da FURG conservam sobre a gênese da formação docente no ensino superior do Rio Grande?. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 27(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v27i1.28617

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória