A invisibilidade ou o vazio como presença

Autores

  • Grégori Michel Czizeweski Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e é mestre em História Cultural pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC. Atualmente é doutorando em História pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC e pesquisador do Observatório da Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v27i1.28612

Palavras-chave:

Invisibilidade. Vazio. Nada. Histórias em quadrinhos.

Resumo

Procuramos neste texto apresentar o conceito de invisibilidade interpretando-o como uma forma de experiência do vazio, ligando-o diretamente com a experiência do "Nada" apresentada por Jean-Paul Sartre, mas enfatizando o seu lado visual. Reforçamos tal concepção com as formulações da teoria da Gestalt e com a ideia de que o sentido se dá a partir da ausência, desenvolvida por Raúl Antelo e, em seguida, articulamos o conceito com as posturas de evitamento do vazio apresentadas por  Didi-Huberman. Por fim, apresentamos a importância do vazio nas Histórias em Quadrinhos e em sua construção de sentido, para melhor compreendermos o que propomos acerca do conceito de invisibilidade.

Biografia do Autor

  • Grégori Michel Czizeweski, Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e é mestre em História Cultural pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC. Atualmente é doutorando em História pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC e pesquisador do Observatório da Educação
    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e é mestre em História Cultural pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC. Atualmente é doutorando em História pelo Programa de Pós Graduação em História - UFSC e pesquisador do Observatório da Educação

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Publicado

13-04-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A invisibilidade ou o vazio como presença. (2015). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 27(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v27i1.28612