Formação e prática docente no sul do Brasil durante o Estado Novo: contexto e memórias de uma professora do meio rural

Autores

  • José Edimir Souza universidade Federal de Uberlândia
  • Beatriz Terezinha Daudt Fischer

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27076

Palavras-chave:

Estado Novo. Memória docente. Classes multisseriadas.

Resumo

O objetivo deste estudo gira em torno de fatos e reflexões da história docente de uma professora primária cuja trajetória se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo/ RS. Mais especificamente, analisa fragmentos da trajetória docente no contexto do Estado Novo brasileiro (1937-1945). Busca compreender como as memórias de formação e práticas possibilitaram conhecer e recompor os cenários do ensino rural em classes multisseriadas em um determinado tempo e espaço, identificando marcas das políticas educacionais de uma época. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da história oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da história cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da professora Gersy permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.

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Publicado

11-07-2014

Como Citar

Souza, J. E., & Fischer, B. T. D. (2014). Formação e prática docente no sul do Brasil durante o Estado Novo: contexto e memórias de uma professora do meio rural. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27076

Edição

Seção

Artigos