Reflexões a partir de um olhar sobre as propagandas comerciais nas revistas ilustradas do início do século XX

Autores

  • Lara Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27033

Palavras-chave:

evista Ilustração Brasileira. Propaganda. Mediações.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo refletir acerca da propaganda comercial dentro das revistas ilustradas que circularam no Brasil no início do século XX. Pretende-se desta forma lançar o olhar em especial às propagandas de cigarros veiculadas na revista Ilustração Brasileira. Trata-se de uma relevante publicação que circulou mensalmente entre os anos de 1909 e 1958 editada pela Sociedade Anônima "O Malho". Em consonância com as revistas ilustradas da época, a Ilustração Brasileira trazia em suas páginas arte, poesia, conto, política, comportamento, moda entre meio a muitas imagens, característica da imprensa ilustrada. Neste sentido, pretende-se pensar através das propagandas sobre as relações entre cultura popular e cultura dominante através de conceitos como mediações, circularidade e hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-07-2014

Como Citar

Lopes, L. (2014). Reflexões a partir de um olhar sobre as propagandas comerciais nas revistas ilustradas do início do século XX. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27033

Edição

Seção

Dossiê História e Cultura: Fontes e Pesquisas