Reflexões a partir de um olhar sobre as propagandas comerciais nas revistas ilustradas do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27033Palavras-chave:
evista Ilustração Brasileira. Propaganda. Mediações.Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo refletir acerca da propaganda comercial dentro das revistas ilustradas que circularam no Brasil no início do século XX. Pretende-se desta forma lançar o olhar em especial às propagandas de cigarros veiculadas na revista Ilustração Brasileira. Trata-se de uma relevante publicação que circulou mensalmente entre os anos de 1909 e 1958 editada pela Sociedade Anônima "O Malho". Em consonância com as revistas ilustradas da época, a Ilustração Brasileira trazia em suas páginas arte, poesia, conto, política, comportamento, moda entre meio a muitas imagens, característica da imprensa ilustrada. Neste sentido, pretende-se pensar através das propagandas sobre as relações entre cultura popular e cultura dominante através de conceitos como mediações, circularidade e hegemonia.Downloads
Publicado
09-07-2014
Edição
Seção
Dossiê História e Cultura: Fontes e Pesquisas
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Como Citar
Reflexões a partir de um olhar sobre as propagandas comerciais nas revistas ilustradas do início do século XX. (2014). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27033