Rádio, cultura letrada e música brasileira entre o popular e o erudito: embates e apropriações nas décadas de 1930-50
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27031Palavras-chave:
Rádio. Música popular. Cultura letrada. Roquette-Pinto.Resumo
Este artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa "Aos ouvintes o que eles precisam e não o que querem": Edgard Roquette-Pinto, cultura letrada e as disputas em torno da difusão da música popular pelo rádio no Brasil: 1924-54", financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2012. Compõe-se de elementos significativos para a compreensão dos embates entre cultura popular e cultura letrada, situando papéis de produtores de programas e ouvintes, a partir da instalação da radiofonia no Brasil. A consulta ao rico acervo de periódicos radiofônicos da Biblioteca Nacional permitiu o acesso a originais ainda não plenamente conhecidos e analisados, os quais incorporam diversificadas visões e avaliações em torno da produção e audição de programas a partir de 1923, diferentes linguagens e ideais em torno do papel a ser desempenhado pelo rádio e sua popularização, a qual configurou, ao longo do período, uma verdadeira radiofonização da imprensa letrada.Downloads
Publicado
09-07-2014
Edição
Seção
Dossiê História e Cultura: Fontes e Pesquisas
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Rádio, cultura letrada e música brasileira entre o popular e o erudito: embates e apropriações nas décadas de 1930-50. (2014). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.27031