A representação da mulher nas propagandas de cerveja

Autores

  • Sabrina Uzêda da Cruz Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i39.2258

Resumo

O tema a ser discutido é a violência simbólica de gênero,aqui abordada a partir da análise das propagandas decerveja na mídia. Tal violência diz respeito aosconstrangimentos impostos pelas representações sociaisde gênero — sobre o masculino e o feminino. A mulher(e por extensão o seu corpo — assim fragmentados) estápresente nas propagandas para ser "consumidaâ€? assimcomo a cerveja. A partir de um olhar antropológicofeminista percebe-se que as práticas discursivasdominantes veiculadas pela mídia reiteram valoresdominantes e tradicionais sobre as mulheres,constituindo uma forma de violência simbólicade gênero dentro da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

  • Sabrina Uzêda da Cruz, Universidade Federal da Bahia
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação do NEIM

Downloads

Publicado

15-09-2009

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória

Como Citar

A representação da mulher nas propagandas de cerveja. (2009). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(39). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i39.2258