Sambas, orixás e arranha-céus: a música de Geraldo Filme

Autores

  • Amailton Magno Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v25i1.20956

Palavras-chave:

Geraldo Filme, sambas, memória e africanidades.

Resumo

Sambista, compositor e versador. Eis o que faz de Geraldo Filme, o músico que rejeitou o rótulo de que na cidade de São Paulo não havia samba com exceção de Adoniram Barbosa. Com Geraldo devem-se rearranjar as narrativas historiográficas que trataram da História musical no Sudeste. De que há no Rio de Janeiro já sabemos; o que precisamos é observar que o mapa do samba é dilatado, fluido e multidirecional. Esse artigo destaca o universo do músico Geraldo Filme e suas relações em torno da família, escolas de samba, carnavais e bairros, configurando cartografias e memórias de uma modalidade de samba com traços da Diáspora africana em São Paulo

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Publicado

26-12-2012

Como Citar

Azevedo, A. M. (2012). Sambas, orixás e arranha-céus: a música de Geraldo Filme. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 25(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v25i1.20956

Edição

Seção

Dossiê Cultura popular, ensino de História e linguagens audiovisuais