O caso Alto Mirim: Disputas e estratégias de poder

Autores

  • Jonathan Marcel Scholz Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.19551

Palavras-chave:

plebiscito, história política, poder local

Resumo

A presente pesquisa visou analisar o processo de organização e concretização do plebiscito ocorrido em março de 1968, no sudoeste do Paraná, situado em uma região compreendida entre os Municípios de São João e Chopinzinho. A comunidade nomeada Alto Mirim, pertencente até então ao Município de Chopinzinho, foi alvo de litígios políticos envolvendo essas cidades vizinhas desde o início da década de 1960. Para tal estudo, foram analisadas sete atas legislativas da Câmara Municipal de São João, ou seja, fontes oficiais. Dessa maneira, refletiu-se enfaticamente acerca das relações políticas internas que envolvem o poder local de São João, no que tange ao processo plebiscitário. Tornou-se fundamental, a partir disso, estabelecer os interesses políticos, econômicos, ideológicos e sociais que estavam em jogo nesse contexto plebiscitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Marcel Scholz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Discente do Programa de Pós-Graduação em História, nível mestrado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Scholz, J. M. (2014). O caso Alto Mirim: Disputas e estratégias de poder. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.19551

Edição

Seção

Artigos