O caso Alto Mirim: Disputas e estratégias de poder

Autores

  • Jonathan Marcel Scholz Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.19551

Palavras-chave:

plebiscito, história política, poder local

Resumo

A presente pesquisa visou analisar o processo de organização e concretização do plebiscito ocorrido em março de 1968, no sudoeste do Paraná, situado em uma região compreendida entre os Municípios de São João e Chopinzinho. A comunidade nomeada Alto Mirim, pertencente até então ao Município de Chopinzinho, foi alvo de litígios políticos envolvendo essas cidades vizinhas desde o início da década de 1960. Para tal estudo, foram analisadas sete atas legislativas da Câmara Municipal de São João, ou seja, fontes oficiais. Dessa maneira, refletiu-se enfaticamente acerca das relações políticas internas que envolvem o poder local de São João, no que tange ao processo plebiscitário. Tornou-se fundamental, a partir disso, estabelecer os interesses políticos, econômicos, ideológicos e sociais que estavam em jogo nesse contexto plebiscitário.

Biografia do Autor

  • Jonathan Marcel Scholz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Licenciado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Discente do Programa de Pós-Graduação em História, nível mestrado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

07-07-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O caso Alto Mirim: Disputas e estratégias de poder. (2014). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i2.19551