Jogo de cena: Memória(s), Narrativa(s) e testemunho(s)

Autores

  • Juliana Muylaert Mager

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v24i2.13423

Palavras-chave:

Documentário, narrativa, testemunho, Jogo de cena, historiografia

Resumo

Neste artigo, pretende-se abordar as relações entre cinema e história, tendo como ponto de partida o documentário Jogo de cena (2007), do diretor brasileiro Eduardo Coutinho. Passando por reflexões do campo da historiografia e do documentário em torno dos conceitos de testemunho e narrativa, propõe-se uma leitura relacionando estes dois campos tanto ao lidar com os testemunhos e a memória, como na sua constituição enquanto formas narrativas. Dessa maneira, uma aproximação entre o cinema documentário e a história pode ser construída por meio de dilemas partilhados, especialmente de uma preocupação ética, em que a ideia de encontro parece ocupar lugar significativo.

Biografia do Autor

  • Juliana Muylaert Mager
    Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq de agosto de 2008 a julho de 2010.

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Publicado

08-03-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jogo de cena: Memória(s), Narrativa(s) e testemunho(s). (2012). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 24(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v24i2.13423