A construção de uma nova concepção de deusna poesia de Hilda Hilst

Autores

  • Kamilla Kristina Sousa França Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i37.1215

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar as imagens dareligiosidade na poesia de Hilda Hilst, buscandoentender a sua visão sobre Deus em suas obras.Faremos um cotejo desta visão da escritora comalguns dogmas e crenças da religião judaico-cristã, buscando, para isso, subsídios teóricos decríticos que estudaram Hilda. Após este momentoanalisaremos alguns poemas para fundamentarnossas idéias, e, assim, será perceptível o quanto aescritora inova nas imagens e nas metáforas paracaracterizar Deus. Para a escritora, Deus estariasujeito a condições de solidão, tristeza, medo e ódiocomo qualquer ser humano. Essa atitude a tornacomparável a grandes escritores contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Kamilla Kristina Sousa França, Universidade Federal de Uberlândia.
    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atuou por dois anos como pesquisadora CNPq, estudando a Literatura Brasileira, com enfoque na autora Hilda Hilst. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Espanhola, Francesa e Portuguesa e suas respectivas literaturas. Atualmente é aluna regular - bolsista CAPES - do curso de Mestrado em Teoria Literária da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

09-12-2008

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória

Como Citar

A construção de uma nova concepção de deusna poesia de Hilda Hilst. (2008). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(37). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i37.1215