Imigração japonesa e expansão do budismo Nichiren noBrasil: uma relação entre "mestre e discípulosâ€?

Autores

  • Rosa Maria Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i37.1214

Resumo

O Budismo de orientação Nichiren chegouoficialmente ao Brasil em 1928, com a primeiraleva de imigrantes japoneses. Entretanto, oprocesso que marcou a história daquelesimigrantes acabou levando, a partir de 1950, àdesistência do registro cultural de origem e aadoção do cristianismo. Este artigo tem porobjetivo demonstrar como a introdução da SokaGakkai no Brasil em 1960, transformou o BudismoNichiren no maior ramo de conversão budista dopaís, através da aceitação, pelo imigrante, da re-interpretação da sua história e da sua identidadepelo então presidente da Soka Gakkai, DaisakuIkeda.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1992) , mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Uberlândia (1984) . Atualmente é Professor Assistente do Centro Universitário de Patos de Minas. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, História, História Oral.

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Publicado

09-12-2008

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória

Como Citar

Imigração japonesa e expansão do budismo Nichiren noBrasil: uma relação entre "mestre e discípulosâ€?. (2008). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(37). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i37.1214