PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES:

a cidade de Juiz de Fora (MG) experienciada pelos alunos da Escola Estadual Almirante Barroso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v15n1-a2024-76821

Palavras-chave:

Percepções; Representações; Juiz de Fora; Experiências; Mapas Mentais.

Resumo

A percepção é colocada como a primeira forma de conhecimento de mundo, que é pautada pelas experiências nos espaços vividos. Assim, por meio das experiências urbanas, os jovens constroem suas percepções e conhecimento sobre a cidade. Este artigo busca conhecer e analisar as percepções e representações dos jovens escolares sobre a cidade de Juiz de Fora (MG). Para o artigo, a metodologia se fez através de um estudo de caso com alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Almirante Barroso, utilizando como forma de representação os mapas mentais. Dessa maneira, foi possível constar que as percepções sobre a cidade estão ligadas aos espaços próximos à escola, lugares que os alunos experimentam e vivenciam cotidianamente.

Biografia do Autor

  • Gustavo Amaral Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de interesse: Cartografia; Geografia Histórica; Geografia Urbana e Geografia Cultural. Temas de interesse: Cidade; Percepções e experiências urbanas; Fenomenologia; Representações cartográficas.

  • Wagner Batella, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Presidente Prudente. Professor do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFJF. Atua como pesquisador dos grupos: NuGea (Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação) - (UFJF), ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias) - (UFRJ) e Observatório das Cidades (UFU). 

Referências

CÔRREA, Roberto Lobato. Trajetos Geográficos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

DARDEL, Éric. O homem e a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2015.

KOZEL, Salete. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. Geograficidade, v. 3, n. 1, p. 58-70, 2013.

LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. [2.ed].-[Reimpr.]. Rio de Janeiro: E.P.U.,2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 5a ed. São PauLo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Funalfa, 2004.

RICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, p. 320, 2010.

RICHTER, Denis; DE FARIA, Gislaine Garcia. Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais. Ateliê Geográfico, v. 5, n. 1, p. 250-268, 2011.

TEIXEIRA, Salete. Kozel. Das imagens às linguagens do geográfico: Curitiba, a "capital ecológica". Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. 1980.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES:: a cidade de Juiz de Fora (MG) experienciada pelos alunos da Escola Estadual Almirante Barroso. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 15, n. 1, p. 150–165, 2024. DOI: 10.14393/BGJ-v15n1-a2024-76821. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/76821. Acesso em: 6 dez. 2025.