A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n2-a2023-72445

Palavras-chave:

COVID-19, desigualdades socioespaciais, educação inclusiva, relação família-escola

Resumo

Este artigo aborda os impactos da Covid-19 sobre a relação família-escola em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Maringá e Sarandi, enfatizando como ela exacerbou desigualdades socioespaciais já existentes. Adotando uma abordagem qualitativa, com realização de entrevistas, complementadas com análise de dados secundários, procura-se compreender as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os resultados indicam que as famílias experimentaram significativas barreiras ao acesso à educação devido às limitações tecnológicas e à falta de suporte pedagógico, afetando adversamente o processo de ensino-aprendizagem. A análise revela uma necessidade premente de implementação de políticas públicas que abordem não apenas as questões educacionais emergentes, mas também as condições socioeconômicas subjacentes que as influenciam. Ao final, são apresentadas recomendações para reforçar a relação família-escola em comunidades carentes, sugerindo investimentos em infraestrutura tecnológica e em programas de capacitação, visando fomentar uma educação mais inclusiva e equitativa.

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Biografia do Autor

Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em Geografia e em Pedagogia e professora da Educação Especial dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Maringá/PR.

Cleverson Alexsander Reolon, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon (2004), mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, câmpus de Toledo (2007) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Presidente Prudente (2012). Realizou estágio doutoral em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal (2011). Também pela Unesp de Presidente Prudente, possui pós-doutorado em Geografia Econômica. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), do Observatório das Cidades e do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Ambiente e Geotecnologias (GEPAG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensão espacial da reestruturação produtiva, processos de urbanização e de aglomeração urbana no interior do Brasil e utilização de geotecnologias no âmbito do ensino e pesquisa.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

SIBIN, A. A. M. M.; REOLON, C. A. A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 14, n. 2, p. 4–14, 2023. DOI: 10.14393/BGJ-v14n2-a2023-72445. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/72445. Acesso em: 3 dez. 2024.