A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n2-a2023-72445

Palavras-chave:

COVID-19, desigualdades socioespaciais, educação inclusiva, relação família-escola

Resumo

Este artigo aborda os impactos da Covid-19 sobre a relação família-escola em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Maringá e Sarandi, enfatizando como ela exacerbou desigualdades socioespaciais já existentes. Adotando uma abordagem qualitativa, com realização de entrevistas, complementadas com análise de dados secundários, procura-se compreender as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os resultados indicam que as famílias experimentaram significativas barreiras ao acesso à educação devido às limitações tecnológicas e à falta de suporte pedagógico, afetando adversamente o processo de ensino-aprendizagem. A análise revela uma necessidade premente de implementação de políticas públicas que abordem não apenas as questões educacionais emergentes, mas também as condições socioeconômicas subjacentes que as influenciam. Ao final, são apresentadas recomendações para reforçar a relação família-escola em comunidades carentes, sugerindo investimentos em infraestrutura tecnológica e em programas de capacitação, visando fomentar uma educação mais inclusiva e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em Geografia e em Pedagogia e professora da Educação Especial dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Maringá/PR.

Cleverson Alexsander Reolon, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon (2004), mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, câmpus de Toledo (2007) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Presidente Prudente (2012). Realizou estágio doutoral em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal (2011). Também pela Unesp de Presidente Prudente, possui pós-doutorado em Geografia Econômica. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), do Observatório das Cidades e do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Ambiente e Geotecnologias (GEPAG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensão espacial da reestruturação produtiva, processos de urbanização e de aglomeração urbana no interior do Brasil e utilização de geotecnologias no âmbito do ensino e pesquisa.

Referências

BRASIL. Lei n.º 11.977, de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas [...]. Brasília: 2009. Publicado no Diário Oficial da União, seção 1, p. 2, em 8 jul. 2009. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2009/lei-11977-7-julho-2009-589206-publicacaooriginal-114190-pl.html. Acesso em 30 nov. 2023.

BRASIL. Lei n.º 14.118, de 12 de janeiro de 2021. Institui o Programa Casa Verde e Amarela [...]. Brasília: 2021. Publicado no Diário Oficial da União, seção extra, em 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14118.htm. Acesso em 30 nov. 2023.

BRASIL. Lei n.º 14.620, de 13 de julho de 2023. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida [...]. Brasília: 2023. Publicado no Diário Oficial da União em 14 jul. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14620.htm. Acesso em 30 nov. 2023.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GALVÃO, A. A.; ROCHA, M. M. Mobilidade social e questão territorial em Maringá–PR: o caso dos moradores do Bairro Santa Felicidade. Revista Geografar, v. 5, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.ser.ufpr.br/geografar>. Acesso em: 14 dez. 2022.

HORTON, R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancet, London, v. 396, n. 10255, p. 874, 26 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32000-6.

IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2016.

MARINGÁ. Prefeitura do Município de Maringá. Portal Geomaringá. Maringá, 2023. Disponível em: http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8090/SIGMARINGA/. Acesso em: 10 nov. 2023.

MARINGÁ. Projeto de Lei Complementar do Plano Diretor. Dispõe sobre a revisão do Plano Diretor do Município de Maringá [...]. Maringá: Poder Executivo, 2023. Disponível em: https://www.maringa.pr.gov.br/construtor/arquivos/141223164931_projeto_de_lei_complementar_pdf.pdf. Acesso em 14 dez. 2023.

MARTINUCI, O. da S. (Coord.). Atlas da inclusão/exclusão social das cidades de porte médio do interior do estado do Paraná (2000 e 2010). 2021. 524 f. (Relatório de Pesquisa) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.

NEXTGIS. QuickMapServices [QGIS Python Plugins Repository]: Google Satellite. Disponível em: https://github.com/nextgis/quickmapservices. Acesso em 23 nov. 2023.

OpenStreetMap Foundation. Open Database License: OpenStreetMap. Cambridge, 2023. Disponível em: https://www.openstreetmap.org/#map=6/-28.072/-56.997. Acesso em: 10 nov. 2023.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods: integrating theory and practice. SAGE Publications. Edição do Kindle. 4 ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.

RODRIGUES, A. L. A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na região metropolitana de Maringá. 2004. 258f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SANTOS, A. M. S. P.; VASQUES, P. H. R. P. O programa Minha Casa Minha Vida contribui para a construção do direito social à moradia? A experiência no Estado do Rio de Janeiro. In:

MARAFON, G. J.; MAIA, D. S. (Org.). O Programa Minha Casa Minha Vida: habitação e produção do espaço urbano em diferentes escalas e perspectivas [recurso eletrônico]. 1. ed. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020. p. 75-112.

SARANDI. Lei Complementar n.º 408 de 06 de junho de 2022. Institui o Plano Diretor do Município de Sarandi e dá outras providências. Sarandi: Câmara Municipal, 2022. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/s/sarandi/lei-complementar/2022/41/408/lei-complementar-n-408-2022-institui-o-plano-diretor-do-municipio-de-sarandi-e-da-outras-providencias. Acesso em 30 nov. 2023.

SARANDI. Moradores do Universal conhecem o Residencial José Richa. Prefeitura de Sarandi, 2013. Disponível em: http://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias/item/moradores-do-universal-conhecem-o-residencial-jose-richa. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

SIBIN, A. A. M. M.; REOLON, C. A. A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 14, n. 2, p. 4–14, 2023. DOI: 10.14393/BGJ-v14n2-a2023-72445. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/72445. Acesso em: 21 nov. 2024.