A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n2-a2023-72445Palavras-chave:
COVID-19, desigualdades socioespaciais, educação inclusiva, relação família-escolaResumo
Este artigo aborda os impactos da Covid-19 sobre a relação família-escola em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Maringá e Sarandi, enfatizando como ela exacerbou desigualdades socioespaciais já existentes. Adotando uma abordagem qualitativa, com realização de entrevistas, complementadas com análise de dados secundários, procura-se compreender as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os resultados indicam que as famílias experimentaram significativas barreiras ao acesso à educação devido às limitações tecnológicas e à falta de suporte pedagógico, afetando adversamente o processo de ensino-aprendizagem. A análise revela uma necessidade premente de implementação de políticas públicas que abordem não apenas as questões educacionais emergentes, mas também as condições socioeconômicas subjacentes que as influenciam. Ao final, são apresentadas recomendações para reforçar a relação família-escola em comunidades carentes, sugerindo investimentos em infraestrutura tecnológica e em programas de capacitação, visando fomentar uma educação mais inclusiva e equitativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 11.977, de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas [...]. Brasília: 2009. Publicado no Diário Oficial da União, seção 1, p. 2, em 8 jul. 2009. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2009/lei-11977-7-julho-2009-589206-publicacaooriginal-114190-pl.html. Acesso em 30 nov. 2023.
BRASIL. Lei n.º 14.118, de 12 de janeiro de 2021. Institui o Programa Casa Verde e Amarela [...]. Brasília: 2021. Publicado no Diário Oficial da União, seção extra, em 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14118.htm. Acesso em 30 nov. 2023.
BRASIL. Lei n.º 14.620, de 13 de julho de 2023. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida [...]. Brasília: 2023. Publicado no Diário Oficial da União em 14 jul. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14620.htm. Acesso em 30 nov. 2023.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GALVÃO, A. A.; ROCHA, M. M. Mobilidade social e questão territorial em Maringá–PR: o caso dos moradores do Bairro Santa Felicidade. Revista Geografar, v. 5, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.ser.ufpr.br/geografar>. Acesso em: 14 dez. 2022.
HORTON, R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancet, London, v. 396, n. 10255, p. 874, 26 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32000-6.
IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2016.
MARINGÁ. Prefeitura do Município de Maringá. Portal Geomaringá. Maringá, 2023. Disponível em: http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8090/SIGMARINGA/. Acesso em: 10 nov. 2023.
MARINGÁ. Projeto de Lei Complementar do Plano Diretor. Dispõe sobre a revisão do Plano Diretor do Município de Maringá [...]. Maringá: Poder Executivo, 2023. Disponível em: https://www.maringa.pr.gov.br/construtor/arquivos/141223164931_projeto_de_lei_complementar_pdf.pdf. Acesso em 14 dez. 2023.
MARTINUCI, O. da S. (Coord.). Atlas da inclusão/exclusão social das cidades de porte médio do interior do estado do Paraná (2000 e 2010). 2021. 524 f. (Relatório de Pesquisa) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
NEXTGIS. QuickMapServices [QGIS Python Plugins Repository]: Google Satellite. Disponível em: https://github.com/nextgis/quickmapservices. Acesso em 23 nov. 2023.
OpenStreetMap Foundation. Open Database License: OpenStreetMap. Cambridge, 2023. Disponível em: https://www.openstreetmap.org/#map=6/-28.072/-56.997. Acesso em: 10 nov. 2023.
PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods: integrating theory and practice. SAGE Publications. Edição do Kindle. 4 ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.
RODRIGUES, A. L. A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na região metropolitana de Maringá. 2004. 258f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SANTOS, A. M. S. P.; VASQUES, P. H. R. P. O programa Minha Casa Minha Vida contribui para a construção do direito social à moradia? A experiência no Estado do Rio de Janeiro. In:
MARAFON, G. J.; MAIA, D. S. (Org.). O Programa Minha Casa Minha Vida: habitação e produção do espaço urbano em diferentes escalas e perspectivas [recurso eletrônico]. 1. ed. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020. p. 75-112.
SARANDI. Lei Complementar n.º 408 de 06 de junho de 2022. Institui o Plano Diretor do Município de Sarandi e dá outras providências. Sarandi: Câmara Municipal, 2022. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/s/sarandi/lei-complementar/2022/41/408/lei-complementar-n-408-2022-institui-o-plano-diretor-do-municipio-de-sarandi-e-da-outras-providencias. Acesso em 30 nov. 2023.
SARANDI. Moradores do Universal conhecem o Residencial José Richa. Prefeitura de Sarandi, 2013. Disponível em: http://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias/item/moradores-do-universal-conhecem-o-residencial-jose-richa. Acesso em: 20 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin, Cleverson Alexsander Reolon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.