CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLO RASO A DESENVOLVIDO (ASSOCIAÇÃO NEOSSOLO QUARTZARÊNICO) E SOLO HIDROMÓRFICO (ASSOCIAÇÃO GLEISSOLO HÁPLICO): O CONTEXTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS CACHORROS, SÃO LUÍS-MA
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57111Resumo
O artigo tem por objetivo caracterizar as propriedades físico-químicas de um solo raso a desenvolvido (associação Neossolo Quartzarênico) e de um solo hidromórfico (associação Gleissolo Háplico) sob o contexto ambiental da bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, São Luís-MA. Os materiais e métodos contaram com a caracterização dos solos em dois pontos representativos, em que realizou-se trabalhos de campo e análises laboratoriais físicas e químicas. Além disso, foram feitos documentos cartográficos, com destaque aos perfis morfodinâmicos A-B e C-D. Os resultados mostraram que os solos são moderadamente a fortemente ácidos e arenosos, indicando valores superiores a 872 g.Kg-1 de areia e classes texturais “Areia” e “Areia franca”. O solo raso a desenvolvido apresenta-se degradado diante da atividade de extração mineral. Consequentemente, a vegetação e o horizonte superficial foram removidos com baixa presença de matéria orgânica no solo. O solo hidromórfico, sob formação vegetal secundária, detém maior quantidade de matéria orgânica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.