AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA

uma análise do município de Ituiutaba (MG)

Autores

Resumo

Nos últimos vinte anos, a população idosa cresceu substancialmente em todo o mundo. No município de Ituiutaba (MG), o crescimento desta parcela da população atingiu o percentual de 4,52% neste período, de forma que 14,5% da população total do município enquadram-se nesta classificação etária. Tal crescimento pode facilmente ser explicado pelo surgimento de novos medicamentos, vacinas e até mesmo de estilos de vida das pessoas, fazendo surgir outros desafios para a sociedade brasileira e provocando transformações familiares, sociais, urbanas e industriais. Para atender as novas demandas, o Estado apresenta políticas públicas voltadas especificamente para os idosos no sentido de suprir as necessidades desta população, de forma a garantir os serviços essenciais a que os cidadãos têm direito, assegurando-lhes um envelhecimento com qualidade, tranquilidade e segurança. Em um contexto geral, a proposta deste trabalho é fazer uma investigação sobre as políticas públicas voltadas à população idosa do município de Ituiutaba (MG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Candida da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia.

Gerusa Gonçalves Moura, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Geografia. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

GONÇALVES, G. C. da S.; MOURA, G. G. AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA: uma análise do município de Ituiutaba (MG). Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 2, p. 131–157, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/52273. Acesso em: 23 jul. 2024.