O GEOPROCESSAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES NA ÁREA URBANA DE UBERLÂNDIA-MG NO PER͍ODO DE 2011 A 2016

Autores

  • Nathalie Ribeiro Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Cezar Mendes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O processo de urbanização tem sido responsável pelas imensas áreas impermeáveis onde as chuvas concentradas não encontram espaços para a infiltração contribuindo para o agravamento do escoamento superficial. A cidade de Uberlândia-MG se insere neste contexto, pois a existência de grande área impermeabilizada, asfaltada e ocupada pelas construções, somada à canalização dos córregos, à deficiência no sistema de drenagem e à remoção de cobertura vegetal, diminui ano a ano a área de infiltração. É nesse sentido que o objetivo desse trabalho foi mapear os pontos de alagamentos e inundações no ambiente urbano de Uberlândia-MG entre os anos de 2011 a 2016 com base nos registros de atendimento da Defesa Civil Municipal. A área urbana, como um todo, foi susceptível aos impactos das chuvas no período analisado, fato que evidencia como os efeitos da urbanização afeta todos os setores da cidade quando ocorrem os temporais. Além disso, notou-se a importância das técnicas e tecnologias de geoprocessamento, enquanto ferramenta eficaz e essenciais para o estudo e planejamento do espaço, principalmente quando associado aos estudos de impacto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

SILVA, N. R.; MENDES, P. C. O GEOPROCESSAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES NA ÁREA URBANA DE UBERLÂNDIA-MG NO PER͍ODO DE 2011 A 2016. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 1, p. 119–136, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/43169. Acesso em: 23 jul. 2024.