DINÂMICA DA MESOFAUNA EDÃFICA EM FUNÇÃO DAS ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA EM ÁREAS DE CAATINGA SOB PASTEJO
Abstract
Objetivou-se avaliar o efeito do pastejo caprino sobre a abundância, riqueza e diversidade da mesofauna edáfica em áreas de caatinga e sua dinâmica em função das estações chuvosa e seca. Realizou-se a pesquisa na Fazenda Experimental Bacia Escola/CCA/UFPB em São João do Cariri-PB. A área experimental é de 9,6 ha, divididas em três áreas de 3,2 ha: T1 (10 animais), T2 (5 animais) e T3 (Sem animais). Em cada tratamento selecionou-se 30 pontos fixos e realizaram-se coletas mensais (janeiro a dezembro de 2008) de solo + serrapilheira com anéis metálicos que foram instaladas na bateria de extratores Berlese-Tullgren durante 96 horas. Os dados meteorológicos foram obtidos da estação instalada na área experimental. Retiraram-se amostras de solo a 10 cm para determinação do conteúdo de água do solo. Os grupos dominantes da mesofauna edáfica foram: Acarina, Collembola, Diptera e a maior abundância de organismos da mesofauna foi verificada na área T2 (5 animais); A variação da abundância e a riqueza de grupos são mais elevadas na estação chuvosa e com o término da mesma, o grupo Acarina tende a aumentar.Downloads
Published
2013-12-29
Issue
Section
Articles/Artigos/Artículos/Articles
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.
How to Cite
DINÂMICA DA MESOFAUNA EDÃFICA EM FUNÇÃO DAS ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA EM ÁREAS DE CAATINGA SOB PASTEJO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23314. Acesso em: 26 dec. 2025.
