DINÂMICA DA MESOFAUNA EDÁFICA EM FUNÇÃO DAS ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA EM ÁREAS DE CAATINGA SOB PASTEJO

Autores

  • Kallianna Dantas Araujo Universidade Federal de Alagoas/Instituto Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
  • Renilson Targino Dantas Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Albericio Pereira de Andrade Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Henrique Nunes Parente Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Eduardo Pazera Júnior UNAVIDA

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito do pastejo caprino sobre a abundância, riqueza e diversidade da mesofauna edáfica em áreas de caatinga e sua dinâmica em função das estações chuvosa e seca. Realizou-se a pesquisa na Fazenda Experimental Bacia Escola/CCA/UFPB em São João do Cariri-PB. A área experimental é de 9,6 ha, divididas em três áreas de 3,2 ha: T1 (10 animais), T2 (5 animais) e T3 (Sem animais). Em cada tratamento selecionou-se 30 pontos fixos e realizaram-se coletas mensais (janeiro a dezembro de 2008) de solo + serrapilheira com anéis metálicos que foram instaladas na bateria de extratores Berlese-Tullgren durante 96 horas. Os dados meteorológicos foram obtidos da estação instalada na área experimental. Retiraram-se amostras de solo a 10 cm para determinação do conteúdo de água do solo. Os grupos dominantes da mesofauna edáfica foram: Acarina, Collembola, Diptera e a maior abundância de organismos da mesofauna foi verificada na área T2 (5 animais); A variação da abundância e a riqueza de grupos são mais elevadas na estação chuvosa e com o término da mesma, o grupo Acarina tende a aumentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallianna Dantas Araujo, Universidade Federal de Alagoas/Instituto Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente

Graduação em Geografia (Bacharelado) (2003) e (Licenciatura) (2004) pela UFPB, Campus I, João Pessoa. Mestrado em Manejo de Solo e Água (2005) pela UFPB, Campus II, Areia. Doutorado em Recursos Naturais (2010), pela UFCG, Campus I, Campina Grande. Bolsista DTI - INSA/MCT (2010), Campina Grande. Professora Adjunto, Nível I, UFAL/IGDEMA (2011).

Renilson Targino Dantas, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Meteorologista, Prof. Dr. Adjunto do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Meteorologista, Prof. Dr. do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Albericio Pereira de Andrade, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Engenheiro Agrônomo, Prof. Dr. do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Henrique Nunes Parente, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Engenheiro Agrônomo, Prof. Dr. Adjunto II do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Eduardo Pazera Júnior, UNAVIDA

Geógrafo, Prof. Dr. Assistente da UNAVIDA.

Downloads

Publicado

2013-12-29