Abundância de Dodonaea viscosa (L.) Jacq. (Sapindaceae) em trechos de formação arbustiva de restinga com diferentes níveis de perturbação no litoral sul do Espírito Santo
Resumo
O objetivo do estudo foi testar a preferência de Dodonaea viscosa por áreas perturbadas de restinga no litoral sul do Espírito Santo e se maiores níveis de perturbação levam ao aumento de sua abundância. Populações dessa espécie foram analisadas em três trechos de formação arbustiva com diferentes históricos de perturbação antrópica no Parque Estadual Paulo César Vinha. Em cada trecho foram instalados quatro transectos de 10 x 100 m subdivididos em 10 parcelas quadradas contíguas de 100 m². Nessas parcelas foram quantificados os indivíduos de D. viscosa com altura ≥ 20 cm. A abundância foi significativamente maior no trecho com histórico de severas perturbações e em parcelas mais próximas da borda do Parque, indicando a preferência de D. viscosa por áreas perturbadas e a relação positiva entre abundância e nível de distúrbio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.