Estudo da declividade e identificação de áreas de risco na região de cava da mina de ferro no Morro do Urucum.

Autores

  • Hudson de Azevedo Macedo Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas
  • Aguinaldo Silva UFMS-CPAN
  • Edgar Aparecido da Costa UFMS-CPAN
  • Beatriz Lima de Paula UNIFAP

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de declividade da região da mina de ferro situada no morro do Urucum, localizado nos municípios de Corumbá e Ladário-MS. Neste estudo, procurou-se identificar as áreas de risco geotécnico por motivo de inclinação acima dos limites de segurança nos taludes da cava da mina a céu aberto, e para isso, utilizou-se dados de levantamento topográfico, juntamente com outros dados de altimetria, como aerolevantamento laser. Como recurso computacional para a confecção do mapa de declividade, empregou-se o software ArcGIS 9.3, utilizando-se a ferramenta de interpolação TIN (Triangulation Irregular Network) e posterior conversão em arquivo raster.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson de Azevedo Macedo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Técnico em Construção Civil pelo CEFET-RN (2001). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (2010). Mestrando em Geociências e Meio Ambiente UNESP-Rio Claro

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

MACEDO, H. de A.; SILVA, A.; DA COSTA, E. A.; DE PAULA, B. L. Estudo da declividade e identificação de áreas de risco na região de cava da mina de ferro no Morro do Urucum. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/11621. Acesso em: 23 jul. 2024.