Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso

Authors

  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia
  • Paulo Márcio Leal de Menezes UFRJ
  • Antônio Carlos Freire Sampaio UFU

Abstract

Considera-se que a revolução digital e os avanços associados à Multimídia e a Transferência de informação eletrônica abrem a cada dia infinitas possibilidades para o Atlas, que até a década de 1980 eram impensadas. Como um resultado direto da atual tecnologia, o Atlas impresso ou convencional está mudando e recebendo também "nova" versão digital. Há Atlas que preferem deixar o usuário com acesso superficial, oferecendo acréscimos mínimos de análise ou nada no todo. Outros que pretendem oferecer um amplo cenário de capacidades para questionamentos e análises. Assim, a Avaliação do Uso do Atlas Geográfico Escolar teve como objetivo comparar os níveis de aprendizagem em Geografia obtidos a partir do uso de Atlas com alunos do Ensino Fundamental em quatro diferentes escolas: uma municipal urbana, uma municipal rural, uma estadual e uma particular. Procurou-se verificar se há diferenças relativas no processo de ensino e aprendizagem quando o conteúdo de Geografia é apresentado em meio impresso ou em meio digital. A metodologia empregada neste trabalho constou de uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi possível verificar os níveis de aprendizagem. Procurou-se ainda fazer uma análise de como a Cartografia Escolar avançou em direção um ensino que precisa ser mais interativo com o estudante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.Instituto de Geografia . LAGEPOP- Laboratório de Geografia e Educação Popular. GPEEE- Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade

Paulo Márcio Leal de Menezes, UFRJ

Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Laboratório Geocart - Instituto de Geociências

Antônio Carlos Freire Sampaio, UFU

Professor Doutor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia . LAGEPOP- Laboratório de Geografia e Educação Popular.

Published

2013-12-29

How to Cite

MELO SAMPAIO, A. de A.; MENEZES, P. M. L. de; SAMPAIO, A. C. F. Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23455. Acesso em: 23 jul. 2024.