Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso
Abstract
Considera-se que a revolução digital e os avanços associados à Multimídia e a Transferência de informação eletrônica abrem a cada dia infinitas possibilidades para o Atlas, que até a década de 1980 eram impensadas. Como um resultado direto da atual tecnologia, o Atlas impresso ou convencional está mudando e recebendo também "nova" versão digital. Há Atlas que preferem deixar o usuário com acesso superficial, oferecendo acréscimos mínimos de análise ou nada no todo. Outros que pretendem oferecer um amplo cenário de capacidades para questionamentos e análises. Assim, a Avaliação do Uso do Atlas Geográfico Escolar teve como objetivo comparar os níveis de aprendizagem em Geografia obtidos a partir do uso de Atlas com alunos do Ensino Fundamental em quatro diferentes escolas: uma municipal urbana, uma municipal rural, uma estadual e uma particular. Procurou-se verificar se há diferenças relativas no processo de ensino e aprendizagem quando o conteúdo de Geografia é apresentado em meio impresso ou em meio digital. A metodologia empregada neste trabalho constou de uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi possível verificar os níveis de aprendizagem. Procurou-se ainda fazer uma análise de como a Cartografia Escolar avançou em direção um ensino que precisa ser mais interativo com o estudante.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-29
How to Cite
MELO SAMPAIO, A. de A.; MENEZES, P. M. L. de; SAMPAIO, A. C. F. Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23455. Acesso em: 29 nov. 2024.
Issue
Section
Articles/Artigos/Artículos/Articles
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.