DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951Abstract
O presente estudo propõe apresentar as variáveis de relevo como forma de estipular graus de vulnerabilidade do relevo a partir do uso de imagens Topodata. Essas variáveis se dão a partir do processamento de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual, é possível estipular uma escala de vulnerabilidade para as variáveis do relevo à perda de solos, avaliando-se as características morfológicas das curvaturas vertical e horizontal das vertentes, das formas do terreno e declividade. Observou-se a partir da presente pesquisa, que os processos erosivos estão diretamente ligados às formas do relevo, tanto na análise do direcionamento do fluxo de escoamento de água convergente, planar e divergente; quanto na análise do formato do perfil de suas vertentes: côncavo, retilíneo e convexo. É importante salientar que a utilização das curvaturas (formas de relevo), as classes de vulnerabilidade apresentaram melhores resultados para a área de estudo em questão.
Palavras-chave: Vulnerabilidade; Variáveis de relevo; Curvatura; Imagens Topodata.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 JANAIRA MARQUES LEAL, IVANILTON JOSÉ DE OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.