DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951Resumo
O presente estudo propõe apresentar as variáveis de relevo como forma de estipular graus de vulnerabilidade do relevo a partir do uso de imagens Topodata. Essas variáveis se dão a partir do processamento de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual, é possível estipular uma escala de vulnerabilidade para as variáveis do relevo à perda de solos, avaliando-se as características morfológicas das curvaturas vertical e horizontal das vertentes, das formas do terreno e declividade. Observou-se a partir da presente pesquisa, que os processos erosivos estão diretamente ligados às formas do relevo, tanto na análise do direcionamento do fluxo de escoamento de água convergente, planar e divergente; quanto na análise do formato do perfil de suas vertentes: côncavo, retilíneo e convexo. É importante salientar que a utilização das curvaturas (formas de relevo), as classes de vulnerabilidade apresentaram melhores resultados para a área de estudo em questão.
Palavras-chave: Vulnerabilidade; Variáveis de relevo; Curvatura; Imagens Topodata.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JANAIRA MARQUES LEAL, IVANILTON JOSÉ DE OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.