DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • JANAIRA MARQUES LEAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • IVANILTON JOSÉ DE OLIVEIRA Universidade Federal de Goiás
  • CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951

Resumo

O presente estudo propõe apresentar as variáveis de relevo como forma de estipular graus de vulnerabilidade do relevo a partir do uso de imagens Topodata. Essas variáveis se dão a partir do processamento de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual, é possível estipular uma escala de vulnerabilidade para as variáveis do relevo à perda de solos, avaliando-se as características morfológicas das curvaturas vertical e horizontal das vertentes, das formas do terreno e declividade. Observou-se a partir da presente pesquisa, que os processos erosivos estão diretamente ligados às formas do relevo, tanto na análise do direcionamento do fluxo de escoamento de água convergente, planar e divergente; quanto na análise do formato do perfil de suas vertentes: côncavo, retilíneo e convexo. É importante salientar que a utilização das curvaturas (formas de relevo), as classes de vulnerabilidade apresentaram melhores resultados para a área de estudo em questão.

Palavras-chave: Vulnerabilidade; Variáveis de relevo; Curvatura; Imagens Topodata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JANAIRA MARQUES LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

IVANILTON JOSÉ DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás – UFG/IESA/PPGEO, Goiânia, Goiás, Brasil.

CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação e Geografia, Universidade Federal do Piauí – UFPI/PPGGEO, Teresina, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

MARQUES LEAL, J.; DE OLIVEIRA, I. J.; SABÓIA DE AQUINO, C. M. DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 14, n. 1, p. 87–103, 2023. DOI: 10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67951. Acesso em: 16 jul. 2024.