DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951

Resumo

O presente estudo propõe apresentar as variáveis de relevo como forma de estipular graus de vulnerabilidade do relevo a partir do uso de imagens Topodata. Essas variáveis se dão a partir do processamento de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual, é possível estipular uma escala de vulnerabilidade para as variáveis do relevo à perda de solos, avaliando-se as características morfológicas das curvaturas vertical e horizontal das vertentes, das formas do terreno e declividade. Observou-se a partir da presente pesquisa, que os processos erosivos estão diretamente ligados às formas do relevo, tanto na análise do direcionamento do fluxo de escoamento de água convergente, planar e divergente; quanto na análise do formato do perfil de suas vertentes: côncavo, retilíneo e convexo. É importante salientar que a utilização das curvaturas (formas de relevo), as classes de vulnerabilidade apresentaram melhores resultados para a área de estudo em questão.

Palavras-chave: Vulnerabilidade; Variáveis de relevo; Curvatura; Imagens Topodata.

Biografia do Autor

  • Janaira Marques Leal, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Ivanilton José de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás – UFG/IESA/PPGEO, Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí

    Professora Doutora do Programa de Pós-graduação e Geografia, Universidade Federal do Piauí – UFPI/PPGGEO, Teresina, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DO RELEVO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS TOPODATA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARATAOAN, PIAUÍ, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 14, n. 1, p. 87–103, 2023. DOI: 10.14393/BGJ-v14n1-a2023-67951. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67951. Acesso em: 6 abr. 2025.