CARTOGRAFIA MULTIM͍DIA: possibilidade para a produção de novos conhecimentos geográficos

Autores

  • Suely Aparecida Gomes Moreira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O uso das tecnologias computacionais pela Cartografia tem possibilitado a combinação de mapas com outras mídias, tornando-os mais dinâmicos e interativos. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da Cartografia Multimídia, buscando discutir os níveis de interatividade possíveis em projetos de multimídia cartográfica. Dessa forma, nossas discussões têm como eixos centrais os referenciais teóricos relacionados à Cartografia Escolar, à Cartografia Multimídia e às novas tecnologias da informação (TICs). A primeira parte do texto busca introduzir alguns conceitos que são fundamentais para a compreensão da Cartografia Multimídia, como multimídia e interatividade, dentre outros a ela inerentes, com que temos nos deparado na literatura que versa sobre esse tema. Buscamos, na segunda parte, discutir alguns aspectos do projeto cartográfico “IGBE – 7 A 12”, com vistas a discutir os níveis de interatividade permitida pelos recursos de multimídia cartográfica disponível nesse. A utilização de novas linguagens, a exemplo da Cartografia Multimídia, para mediar a produção de conhecimentos sobre a dinamicidade do mundo em que vivemos se apresenta como novos caminhos para reflexão, análise e aplicações mais propositiva às reais necessidades da educação geográfica.

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Biografia do Autor

Suely Aparecida Gomes Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, Unidade Especial de Ensino, Escola de Educação Básica

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Publicado

2010-12-25

Como Citar

GOMES MOREIRA, S. A. CARTOGRAFIA MULTIM͍DIA: possibilidade para a produção de novos conhecimentos geográficos. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/8179. Acesso em: 22 nov. 2024.