ENXERGANDO O MUNDO ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH:
cartografia digital e o ensino da geografia no Município de Saquarema/RJ
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v16n1-a2025-76608Palavras-chave:
Imagens de satélite, Cartografia digital, Ensino de Geografia, Percepção do espaçoResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar os resultados e reflexões da aplicação de um curso de Cartografia Digital para educandos do Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo (CMEJSM), localizado na periferia da cidade de Saquarema (RJ). É com intuído de oferecer aos discentes uma nova lente para ver o espaço geográfico, no qual eles estão inseridos em diferentes escalas, foi oferecido a eles, no contraturno, um curso de 120 horas de cartografia digital usando as imagens do Google Earth. A hipótese que orientou o trabalho foi a de que esse dispositivo (geotecnologia) é capaz de melhorar a qualidade do ensino, além de favorecer o pensamento crítico, estético e criativo dando mais autonomia para os estudantes. A metodologia utilizada foi construída a partir de diversos métodos de pesquisa. Inicialmente, recorreu-se à revisão bibliográfica, com o objetivo de elaborar um arcabouço teórico sobre o tema. Além disso, foram adotadas abordagens qualitativas, como a observação participante, a análise da percepção e a avaliação descritiva. Complementarmente, utilizou-se também a abordagem quantitativa, por meio da aplicação de testes com atribuição de notas ao desempenho dos educandos, bem como o emprego de algumas técnicas da pesquisa de campo. Essa pesquisa se justifica na medida em que oferece análise teórica e empírica sobre a prática docente inovadoras, além de instrumentalizar os alunos com dispositivos capazes de ampliar sua visão sobre e no mundo. Os resultados encontrados corroboram a hipótese levantada, já que houve uma melhora qualitativa e quantitativa da qualidade do ensino, como mostra os dados: 90% dos discentes que frequentaram o curso obtiveram um aumento de 27.39% em seu rendimento escolar.
Referências
BARROS, M. A. Uso do Google Earth para acompanhamento de processos erosivos na superfície terrestre. In: Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, 2017, Rio de Janeiro. XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, 2017.
___________. Uso das geotecnologias no ensino de geografia física. In: Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, 2017, Rio de Janeiro. XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, 2017.
___________. Sensores, Máquinas e Equipamentos de Medição Eletrônica de Distância (MED): uma análise do instrumental existente. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Vol. 19. ISBN: 978-85-17-00097-3, Rio de Janeiro/RJ (2019).
CARAVELA INFO. Saquarema - RJ. Disponível em: https://www.caravela.info/regional/saquarema---rj. Acesso em: 11 jan. 2025.
FLORENZANO, T. G.; LIMA, S. F. S.; MORAES, E. C. Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância. Educar em Revista, Curitiba, PR, n. 40, p. 60-84, abr./jun. 2011.
IBGE –INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2022: População e Domicílios - Primeiros Resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/saquarema.html. Acesso em 10 jan. 2025.
JUSTEN-ZANCANARO, R.; CARNEIRO, C D. R. Trabalhos de campo na disciplina Geografia: estudo de caso em Ponta Grossa, PR. TERRÆ 9:49-60, 2012.
MAPBIOMAS. Coleção 6. Disponível em: https://mapbiomas.org. Acesso em: 17 de fevereiro de 2024.
MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2016, 142 p.
RICHTER, D. A linguagem da cartografia no ensino da geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 277-300, jan./jun. 2017.
ROSA, I. G. G. F. Discutindo a introdução de novas tecnologias no espaço escolar: O caso do Projeto “Escolas do amanhã” na rede municipal do Rio de Janeiro/RJ, 2014.
SAQUAREMA. Prefeitura de Saquarema. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Saquarema 2019. Saquarema: Prefeitura Municipal de Saquarema, 2019. Disponível em: https://www.saquarema.rj.gov.br/dados. Acesso em: 11 jan. 2025.
SOUZA, S. O.; CHIAPETI, R. J. N. O trabalho de campo como estratégia no ensino em geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 3-22, jan./jun. 2012.
ZAIDAN, R. T. Geoprocessamento conceitos e definições. Revista de Geografia, v. 7, n. 2, p. 195–201. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Alves de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.
