O TRANSPORTE E O DESLOCAMENTO DE PESSOAS ENQUANTO DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-69925

Resumo

No contexto das sociedades contemporâneas, que valorizam cada vez mais a velocidade e a eficiência nas interações pessoais, profissionais e de lazer, surgem discussões relevantes sobre o uso do espaço, a sustentabilidade, a mobilidade, deslocamentos e o transporte. Esses temas são alvo de debates cruciais devido aos diversos obstáculos encontrados na prestação de serviços públicos desta natureza. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi discorrer sobre o transporte e o deslocamento de pessoas enquanto direitos constitucionalmente reconhecidos, dada sua notória importância para a consecução dos demais direitos fundamentais. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da temática, estruturando-se o artigo em três partes, indicando-se uma breve evolução histórica dos transportes, um indicativo sobre a influência da tecnologia e da comunicação nesse setor, bem como, no eixo central do debate, a sua consolidação como direito fundamental, inerente à dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto Amador Alves Neto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Geografia. Professor de Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, Ituiutaba-MG, Brasil.

William Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia. Professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

ALVES NETO, F. A.; RODRIGUES FERREIRA, W. O TRANSPORTE E O DESLOCAMENTO DE PESSOAS ENQUANTO DIREITOS FUNDAMENTAIS. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 2, p. 86–98, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n2-a2022-69925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/69925. Acesso em: 12 set. 2024.