O TRANSPORTE E O DESLOCAMENTO DE PESSOAS ENQUANTO DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-69925

Resumo

No contexto das sociedades contemporâneas, que valorizam cada vez mais a velocidade e a eficiência nas interações pessoais, profissionais e de lazer, surgem discussões relevantes sobre o uso do espaço, a sustentabilidade, a mobilidade, deslocamentos e o transporte. Esses temas são alvo de debates cruciais devido aos diversos obstáculos encontrados na prestação de serviços públicos desta natureza. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi discorrer sobre o transporte e o deslocamento de pessoas enquanto direitos constitucionalmente reconhecidos, dada sua notória importância para a consecução dos demais direitos fundamentais. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da temática, estruturando-se o artigo em três partes, indicando-se uma breve evolução histórica dos transportes, um indicativo sobre a influência da tecnologia e da comunicação nesse setor, bem como, no eixo central do debate, a sua consolidação como direito fundamental, inerente à dignidade da pessoa humana.

Biografia do Autor

  • Fausto Amador Alves Neto, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutor em Geografia. Professor de Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, Ituiutaba-MG, Brasil.

  • William Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Geografia. Professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

O TRANSPORTE E O DESLOCAMENTO DE PESSOAS ENQUANTO DIREITOS FUNDAMENTAIS. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 2, p. 86–98, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n2-a2022-69925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/69925. Acesso em: 20 abr. 2025.