ESTRUTURA SUPERFICIAL E FISIOLOGIA DA PAISAGEM:

abordagens dos terrenos tecnogênicos no Córrego da Piscina, em Rondonópolis-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n1-a2021-64368

Resumo

Nas últimas décadas tem crescido o número de trabalhos que mencionam a participação humana/social nos processos naturais superficiais, como erosão e sedimentação, com consequentes alterações no relevo, nos materiais superficiais, etc., contexto este em que surge a abordagem dos terrenos tecnogênicos. No presente artigo discute-se a produção de terrenos tecnogênicos no Córrego da Piscina, em Rondonópolis-MT, em continuidade aos estudos já previamente elaborados na sua área de nascente. São utilizadas imagens de diferentes períodos do Google Earth Pro, além do uso de outras de suas ferramentas, como o Street View, demonstrando que esse software é de grande usabilidade, especialmente para o acompanhamento de mudanças em aspectos da paisagem. Conclui-se com a afirmativa de que os terrenos tecnogênicos devem ser estudados pela perspectiva da totalidade, e que a sociabilidade capitalista precisa ser abordada para que se compreenda os meios e os fins das transformações das paisagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Cristina Nesta Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutora em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente-SP

Caio Augusto Marques dos Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis-MT.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

CRISTINA NESTA SILVA, Érika; MARQUES DOS SANTOS, C. A. ESTRUTURA SUPERFICIAL E FISIOLOGIA DA PAISAGEM:: abordagens dos terrenos tecnogênicos no Córrego da Piscina, em Rondonópolis-MT. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 12, n. 1, p. 187–208, 2021. DOI: 10.14393/BGJ-v12n1-a2021-64368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/64368. Acesso em: 24 maio. 2024.