ESPAÇO E GÊNERO:
UM OLHAR A PARTIR DAS ATIVIDADES LABORAIS DAS MULHERES NA FEIRA DO SINDICATO DE ITUIUTABA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n2-a2023-63018Resumo
No decorrer da história as feiras sofreram mudanças quanto ao seu papel social e econômico e se constituíram em objeto de pesquisa de diversos estudos acadêmicos. Porém, a discussão de gênero nesse espaço é, em geral, pouco discutida pelos pesquisadores. É neste contexto que o objetivo geral deste artigo é analisar a dinâmica que envolve o trabalho da mulher feirante. Buscou-se ainda discutir questões relacionadas à jornada de trabalho, autonomia financeira em decorrência de sua atividade e importância da participação feminina nesse mercado. Para alcançar estes objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica baseada em autores que abordam a temática, cujas considerações são associadas a resultados de pesquisa exploratória tendo como campo a Feira do Sindicato de Ituiutaba (MG). Os resultados mostram que ser feirante acontece por herança, necessidades financeiras ou por ser um mercado de trabalho de fácil acesso. As trabalhadoras percebem a atividade como uma profissão digna que lhes proporciona a sobrevivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Vanda Santos, Joelma Cristina dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.