A VULNERABILIDADE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES CONTRATADOS NA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n2-a2020-57866

Resumo

Entender os processos históricos que constituem nossa base social é necessário para que possamos analisar a contemporaneidade. Dessa maneira o objetivo deste trabalho é fazer uma leitura crítica sobre o trabalho das professoras e professores da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. Observamos que as professoras e professores contratados correspondem a mais da metade dos profissionais que atendem a educação no estado, o grupo de efetivos ou professores que passaram por concurso público não atende a necessidade da comunidade escolar. É preciso que haja o cumprimento das leis trabalhistas para estes profissionais que vivenciaram total abandono em meio a pandemia do novo coronavírus e que seus direitos sejam preservados, assim como a abertura de novos concursos e contratações.

Biografia do Autor

  • Maurício dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor de Geografia da educação básica do estado de Mato Grosso, Mestrando no curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Geografia da UFMT, campus Cuiabá.

  • Silvia Fernanda Cantoia, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

A VULNERABILIDADE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES CONTRATADOS NA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 11, n. 2, p. 52–69, 2020. DOI: 10.14393/BGJ-v11n2-a2020-57866. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/57866. Acesso em: 25 dez. 2025.