A A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA PEDOLÓGICO E O RELEVO NO MUNICÍPIO DE IGUARAÇU-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n1-a2021-57282

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo verificar a organização da cobertura pedológica vertical e lateral ao longo de uma topossequência, visando entender as relações entre o sistema pedológico e o relevo no município de Iguaraçu-PR. O levantamento da topossequência foi realizado ao longo de uma vertente de relevo plano e suave ondulado, onde os solos são formados pela alteração do arenito da Formação Caiuá. Para o levantamento da topossequência e dos solos, foi aplicada a Análise Bidimensional da Cobertura Pedológica, visando identificar as transições verticais e laterais dos horizontes pedológicos e, posteriormente, foi determinada a granulometria das amostras coletadas nas sondagens à trado. Os resultados indicaram uma topossequência composta pelo sistema pedológico Latossolo-Gleissolo, que apesar do relevo plano a suave ondulado, encontra-se em processo de transformação. A análise granulométrica das sondagens à trado indicou que ocorre perda de argila vertical e lateralmente, com a ocorrência de perfis mais arenosos no sopé da vertente, demonstrando tendência de evolução remontante.

Biografia do Autor

  • Andressa Fernandes Barbosa, Universidade Estadual de Maringá

    Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil.

  • Hélio Silveira, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Geografia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil.

  • Francieli Sant'ana Marcatto, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-09-26

Como Citar

A A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA PEDOLÓGICO E O RELEVO NO MUNICÍPIO DE IGUARAÇU-PR. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 12, n. 1, p. 174–186, 2021. DOI: 10.14393/BGJ-v12n1-a2021-57282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/57282. Acesso em: 6 dez. 2025.