NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO SUL

REFLEXÕES SOBRE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DO RURAL E DO URBANO NO BRASIL E NO BENIN

Autores

Resumo

O continente africano é, ainda hoje, desconhecido da maior parte dos profissionais da geografia brasileira. O presente trabalho tem o propósito de ampliar os conhecimentos sobre a África no Brasil, mais especificamente sobre o Benin, um país cuja história está intimamente relacionada à história do Brasil. O objetivo foi apresentar um panorama geral do rural e do urbano nestes países, mostrando em quais aspectos ambos se assemelham e se diferenciam. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura e na análise de bancos de dados estatísticos. Observamos que o Benin desenvolveu cidades e redes urbanas bem antes do século XV, quando a influência cultural e dominação econômica de alguns países europeus passaram a se intensificar gradativamente. A influência da civilização ocidental redesenhou o modelo tradicional de cidade africana e o tornou europeizado. As cidades brasileiras surgiram no período colonial, quando os arranjos espaciais de ambos os países passaram a sofrer maior influência das lógicas mercantis europeias. Em ambos os países o campo possuem semelhanças, tanto em relação ao passado escravagista, quanto em relação aos atuais modelos de uso e ocupação do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mohamed Moudjabatou Moussa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

Anderson Pereira Portuguez, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid; Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento Local.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

MOUDJABATOU MOUSSA, M. .; PORTUGUEZ, A. P. NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO SUL: REFLEXÕES SOBRE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DO RURAL E DO URBANO NO BRASIL E NO BENIN. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 2, p. 58–73, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/55562. Acesso em: 15 abr. 2024.