SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE GOIÁS BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n2-a2020-53536

Resumo

A capacidade de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) no tratamento de dados espaciais possibilita armazenar, analisar e disseminar informações com a potencialidade de executar análises complexas, fator importantíssimo ao licenciamento ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou diagnosticar quais benefícios são desencadeados, quando adotadas ferramentas de SIG, nos procedimentos de Licenciamento Ambiental do Estado de Goiás. Para tanto, foram avaliadas as legislações ambientais, realizadas pesquisas bibliográficas e consultas a experiências anteriores. Foi averiguado também, o atual estágio de uso dessa tecnologia no órgão ambiental responsável (SECIMA), e efetuadas avaliações das rotinas de licenciamento. Além de entrevistas com técnicos e gestores, estabelecendo quais seriam os principais requisitos necessários para estimular as práticas em geotecnologias. O resultado do trabalho permitiu a criação de um protótipo de SIG online - Mapa Interativo Web, possibilitando o licenciamento ambiental melhor embasado, pelas práticas das geotecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helber de Carvalho, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – IMB

Mestre em Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia da UFG, Técnico do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – IMB, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Fabrizia Gioppo Nunes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geologia Ambiental, Docente do curso de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Alex Mota dos Santos , Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia, Docente do curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG, Goiânia, Professor do curso de Engenharia de Transporte, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-03