AS UNIDADES DO MODELADO DO RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA GERTRUDES – VERÍSSIMO/MINAS GERAIS

Autores

  • Carlos Alberto Araújo Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marcílio Vieira Martins Filho Universidade Estadual Paulista
  • Nathália Barbosa Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

O ribeirão Santa Gertrudes é afluente da margem direita do rio Uberaba, localizado no município de Veríssimo-MG. Esta pesquisa teve como objetivo elencar as unidades do modelado do relevo, os meios e suas estabilidades, frente aos aspectos naturais e às intervenções antrópicas na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes, que vem passando, nos últimos anos, por uma expansão da cultura de cana-de-açúcar, em substituição às pastagens. Para tal, foram utilizados levantamentos bibliográficos e de informações do meio físico da área de estudo, de forma a subsidiar a elaboração das unidades do modelado do relevo, como os dados dos mapeamentos geológicos e pedológicos, das cartas de declividades e do levantamento do uso do solo. Através da metodologia utilizada foi possível elaborar as unidades do modelado do relevo e avaliar a estabilidade de seus meios, de forma a promover a gestão, o planejamento e o ordenamento territorial, contribuindo com desenvolvimento de atividades econômicas, considerando o limite para o equilíbrio entre as forças que regem a dinâmica natural do ambiente e as intervenções geradas pelas atividades antrópicas.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Araújo Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Jaboticabal-SP, Brasil. Docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

  • Marcílio Vieira Martins Filho, Universidade Estadual Paulista

    Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Departamento de Solos e Adubos, Universidade Estadual Paulista - UNESP.

  • Nathália Barbosa Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduada em Geografia (UFTM) e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFTM).

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

AS UNIDADES DO MODELADO DO RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA GERTRUDES – VERÍSSIMO/MINAS GERAIS. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 2, p. 82–95, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/50904. Acesso em: 23 abr. 2025.