AS UNIDADES DO MODELADO DO RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA GERTRUDES – VERÍSSIMO/MINAS GERAIS

Autores

  • Carlos Alberto Araújo Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marcílio Vieira Martins Filho Universidade Estadual Paulista
  • Nathália Barbosa Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

O ribeirão Santa Gertrudes é afluente da margem direita do rio Uberaba, localizado no município de Veríssimo-MG. Esta pesquisa teve como objetivo elencar as unidades do modelado do relevo, os meios e suas estabilidades, frente aos aspectos naturais e às intervenções antrópicas na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes, que vem passando, nos últimos anos, por uma expansão da cultura de cana-de-açúcar, em substituição às pastagens. Para tal, foram utilizados levantamentos bibliográficos e de informações do meio físico da área de estudo, de forma a subsidiar a elaboração das unidades do modelado do relevo, como os dados dos mapeamentos geológicos e pedológicos, das cartas de declividades e do levantamento do uso do solo. Através da metodologia utilizada foi possível elaborar as unidades do modelado do relevo e avaliar a estabilidade de seus meios, de forma a promover a gestão, o planejamento e o ordenamento territorial, contribuindo com desenvolvimento de atividades econômicas, considerando o limite para o equilíbrio entre as forças que regem a dinâmica natural do ambiente e as intervenções geradas pelas atividades antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Araújo Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Jaboticabal-SP, Brasil. Docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Marcílio Vieira Martins Filho, Universidade Estadual Paulista

Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Departamento de Solos e Adubos, Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Nathália Barbosa Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Geografia (UFTM) e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFTM).

Downloads

Publicado

2019-10-06