Considerações sobre o Ensino de Geografia e o Trabalho Docente na Escola Municipal Maria Barbara Sucena em Catalão/GO

Autores

  • Cláudia Lúcia Costa FACIP/UFU
  • Rosselvelt José Santos UFU

Resumo

O artigo traz parte das discussões desenvolvidas na tese de doutorado intitulada "A escola do urbano no campo do município de Catalão/GO: ensino de Geografia nas especificidades do lugar", defendida em fevereiro de 2013 pela Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo do texto é apresentar reflexões acerca do ensino de geografia no campo e os desafios da carreira docente nas escolas do campo em Catalão/GO, bem como a escola, o ensino de geografia e os alunos sob a ótica dos professores. Utilizando-se dos procedimentos aplicados durante as pesquisas de campo, como questionários e entrevistas, foram sistematizados dados e interpretações no intuito de contribuir para um diagnóstico do trabalho docente no campo em Catalão, revelando o olhar dos professores de geografia sobre a matéria escolar e sobre os alunos e apontando como proposta a perspectiva do ensino de geografia a partir do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Lúcia Costa, FACIP/UFU

Departamento de Geografia, FACIP/UFU

Rosselvelt José Santos, UFU

Departamento de Geografia/UFU

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

COSTA, C. L.; SANTOS, R. J. Considerações sobre o Ensino de Geografia e o Trabalho Docente na Escola Municipal Maria Barbara Sucena em Catalão/GO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23459. Acesso em: 29 nov. 2024.