Avaliação de Atlas Geográfico Escolar Digital e Impresso

Autores

  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia
  • Paulo Márcio Leal de Menezes UFRJ
  • Antônio Carlos Freire Sampaio UFU

Resumo

Considera-se que a revolução digital e os avanços associados à Multimídia e a Transferência de informação eletrônica abrem a cada dia infinitas possibilidades para o Atlas, que até a década de 1980 eram impensadas. Como um resultado direto da atual tecnologia, o Atlas impresso ou convencional está mudando e recebendo também "nova" versão digital. Há Atlas que preferem deixar o usuário com acesso superficial, oferecendo acréscimos mínimos de análise ou nada no todo. Outros que pretendem oferecer um amplo cenário de capacidades para questionamentos e análises. Assim, a Avaliação do Uso do Atlas Geográfico Escolar teve como objetivo comparar os níveis de aprendizagem em Geografia obtidos a partir do uso de Atlas com alunos do Ensino Fundamental em quatro diferentes escolas: uma municipal urbana, uma municipal rural, uma estadual e uma particular. Procurou-se verificar se há diferenças relativas no processo de ensino e aprendizagem quando o conteúdo de Geografia é apresentado em meio impresso ou em meio digital. A metodologia empregada neste trabalho constou de uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi possível verificar os níveis de aprendizagem. Procurou-se ainda fazer uma análise de como a Cartografia Escolar avançou em direção um ensino que precisa ser mais interativo com o estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.Instituto de Geografia . LAGEPOP- Laboratório de Geografia e Educação Popular. GPEEE- Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade

Paulo Márcio Leal de Menezes, UFRJ

Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Laboratório Geocart - Instituto de Geociências

Antônio Carlos Freire Sampaio, UFU

Professor Doutor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia . LAGEPOP- Laboratório de Geografia e Educação Popular.

Downloads

Publicado

2013-12-29