Formação do Professor de Matemática Envolvendo Novos Recursos tecnológicos: reflexões e propostas

Autores

  • Adriano Vargas Freitas Universidade do Grande Rio - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ed.Básica SEE do Rio de Janeiro

Resumo

No artigo propomos reflexões a respeito dos desafios que envolvem a capacitação de professores de matemática, assim como de outras áreas do conhecimento, no que concerne a utilização de tecnologias digitais, de forma a melhor utilizar as potencialidades comunicacionais e pedagógicas dessas ferramentas. Destacamos a verificação de que professores consultados relataram a percepção da necessidade de adequação crítica de suas aulas a essas potencialidades de modo a englobarem novos recursos tecnológicos que já fazem parte do cotidiano de seus alunos. Relatamos parte de projeto de capacitação de professores que visa atingir esses objetivos por meio de atividades variadas, que incluem espaços de discussão e debate sobre as possibilidades de uso de tecnologias nas aulas de matemática de modo a aumentar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, construção de novos recursos, em especial a lousa digital interativa, e a melhor utilização de ferramentas computacionais disponíveis na internet.

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Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade do Grande Rio - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ed.Básica SEE do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ). Prof. do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Educação Básica e da Graduação em Licenciatura de Matemática da Unigranrio. Professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2013-12-29

Como Citar

FREITAS, A. V. Formação do Professor de Matemática Envolvendo Novos Recursos tecnológicos: reflexões e propostas. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23437. Acesso em: 23 jul. 2024.