A Formação do Pedagogo e a Supervisão Educacional no Brasil: uma política/identidade em debate

Autores

  • Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC

Resumo

Resumo:

A formação do pedagogo e a supervisão educacional vem sendo constantemente questionadas nos meios educacionais. Esse questionamento refere-se tanto às suas práticas quanto às teorias que lhe dão suporte. No contexto educacional, a supervisão tem sido vista como um instrumento minimizador de problemas qualitativos do sistema educacional, acionadora dos mecanismos capazes de elevar quantitativa e qualitativamente a produtividade da escola. Este artigo teve por objetivo analisar a formação do Pedagogo e do Supervisor Educacional no cenário da educação brasileira, através da reconstrução da legislação e da regulamentação do curso de Pedagogia, dando ênfase aos aspectos que se referem à prática e desempenho da função supervisora no contexto educacional.

Palavras- Chave: Formação do pedagogo - Prática supervisora- contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC

Doutoranda em Educação -Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP

Mestre em Educação- Formação de Educadores- Universidade de Uberaba- UNIUBE

Coordenadora Do Programa Mais Educação da rede municipal de ensino de Ituiutaba-MG- Especialista de Educação da rede municipal de ensino de Ituiutaba-

Professora dos cursos de Especialização da Fundação Educacional de Ituiutaba- FEIT/UEMG

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

ABDULMASSIH, M. B. F. A Formação do Pedagogo e a Supervisão Educacional no Brasil: uma política/identidade em debate. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23433. Acesso em: 11 set. 2024.